Assim que ferver, desligue o fogo, reserve por meia hora para pegar bem o sabor e coe. Despreze os ingredientes sólidos e deixe o leite esfriar.
Agora vamos fazer o roux (base para engrossar o molho).
Em uma panela de fundo grosso aqueça em fogo baixo 2 colheres (sopa) cheias de manteiga (40g), quando derreter desligue o fogo e junte 40g de farinha de trigo, que equivale a 1/3 de xícara (chá) e mexa bem para misturar os dois. Volte a panela em fogo baixo e mexa essa mistura por 30 segundos. Fica como um creminho grosso.
Em seguida, desligue novamente o fogo e vá acrescentando o leite temperado concha por concha enquanto mistura, mexendo e desfazendo os gruminhos, até ficar liso.
Com o batedor de arame fica mais fácil deixar o creme lisinho, mas se você não conseguir, é só bater no liquidificador ou no mixer. Agora volte para o fogo baixo e mexa até ferver e engrossar. Acrescente sal de acordo com seu gosto.
Depois que você desligar o fogo ele vai engrossar cada vez mais, por isso se você notar que ficou muito espesso, é só acrescentar mais leite comum (não precisa estar aromatizado) e mexer fora do fogo mesmo até atingir a consistência ideal.
Esse molho pode ser usado em massas e gratinados. Também é possível acrescentar ingredientes como queijos e ervas. Bem versátil.
Pode ser congelado por 3 meses.